Mantenha todas as faturas a pagamento organizadas
Mantenha todas as faturas a pagamento organizadas Quando receber as faturas pelo correio postal ou digital, certifique-se de que as armazene num só sítio e por categorias. As faturas perdidas podem significar juros de mora indesejados e podem penalizar a sua classificação de crédito.

Quer se trate de uma gaveta, uma caixa ou um ficheiro, mantenha tudo organizado e certifique-se de que as outras pessoas de casa fazem o mesmo. O tamanho é igualmente importante. Se receber muita correspondência, tente que a caixa de correio não fique cheia demasiado depressa.

Ponha tudo em ordem.

As suas faturas chegam todos os meses, quer queira, quer não. Colocá-las num cubículo algures e tratá-las mais tarde pode levá-lo a esquecer-se da data de vencimento. Quando isso acontece, acaba por ser forçado a pagar uma taxa de atraso. Se estiver disposto a organizar-se, pode pagar as suas contas a tempo e nunca ter de se preocupar com uma taxa de atraso. Isto pode demorar algum pouco de tempo a ser feito, mas apenas alguns minutos extra por semana para o manter.

Certifique-se de que abre as suas faturas.
Muitas faturas vêm com encartes desnecessários que apenas ocupam espaço no local onde guarda as suas faturas. Retire todos os encartes e recicle-os com o envelope exterior de uma só vez. Desta forma, evita que a desordem se acumule e não se concentre no essencial: a fatura. Agora pegue na fatura e coloque-a debaixo da dobra do envelope de devolução.

Pode etiquetar 4 caixotes de plástico de modo que cada um corresponda a uma semana do mês.

Pode simplesmente etiquetá-los como "Semana 1", "Semana 2", "Semana 3" e "Semana 4". Agora pegue nas faturas preparadas e descubra a data de vencimento. Se a data de vencimento for o dia 8 do mês, a fatura vai para a caixa da semana 2. Se a data de vencimento for o dia 20, a fatura vai para o contentor da semana 3.
Faça isto com todas as suas faturas e coloque as caixas umas em cima das outras, por ordem. Quando chegar a semana 1, pegue nas suas faturas e pague-as. Em seguida, coloque o contentor no fundo da pilha para que as contas da semana 2 estejam prontas para a semana seguinte.

Finalmente, após pagar as contas, tem de tratar dos extratos financeiros. É importante mantê-los coordenados para que os possa localizar rapidamente, se necessário.

Compre uma pasta de arquivo com treze bolsos.

Marque os primeiros doze bolsos com os meses do ano. O último bolso pode ser marcado como "impostos". Coloque os seus extratos financeiros mensais no bolso correspondente a esse mês.

Quando o ano estiver completo, pode etiquetar a pasta de arquivo com o ano na frente e guardá-la para o caso de alguma vez ser auditado.

 

 

Este artigo contém informações de caráter geral e apenas a título informativo sobre conteúdos financeiros, não constitui nenhuma forma de aconselhamento técnico financeiro. Não deve ser considerado recomendação de investimentos. É rigorosamente recomendável que os leitores realizem as suas próprias pesquisas e consultem um especialista credenciado antes de tomar qualquer decisão financeira.

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